domingo, 17 de outubro de 2010

QUANDO JESUS NOS ENVIA ELE QUER RESULTADOS.


“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações...” Mateus 28:19a

   A declaração de plena autoridade (v.18) e a comissão de fazer discípulos não deve ser vistas como mandamento, mas um compromisso. O Espírito que habita em cada discípulo já quer espalhar o Evangelho e fazer outros discípulos? Com estas palavras agora podemos ir até os confins da terra, sabendo que a autoridade de Jesus vai conosco. O que Jesus nos dá não é tanto uma comissão como é uma comissão. Junto com ele e por meio dele, agora podemos ir aonde quer que o Espírito nos leve, fazendo discípulos de todos. Veja: Mc 6:7-13

“...batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,” Mateus 28:19b

   A palavra "nome" está no singular. É num só nome que as pessoas devem ser batizadas. Mas, este nome tem três partes e representa três: Pai, Filho e Espírito Santo - o Deus único que é três em um. Tal como os três, embora distintos, são unidos, nós somos unidos a eles também pela obra redentora de Jesus e nossa fé nEle. Como Paulo observou, "fomos sepultados com ele (Jesus) na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova." (Romanos 6:4). Unidos a Cristo, somos unidos a Deus Pai e Espírito Santo. Não é de se admirar que somos chamados de nova criatura. Glórias a Deus! At 8:5, 8-12

“...ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.”  Mateus 28:20a

   Como discípulos, nossa missão é não só obedecer a Jesus, mas, ensinar outros a obedecerem a ele também. O que ensinamos não são conceitos teológicos abstratos ou discussões fundamentadas em deduções e tradições. O que ensinamos são coisas que podem ser praticadas e vividas. O Cristianismo é fundamentado no ensino de Jesus e levado adiante quando aquele ensinamento é vivido. Há momentos quando compreender questões doutrinárias complexas se torna necessário. No entanto, quando discussões e debates sobre palavras e interpretações começam a consumir nosso tempo, acabamos esquecendo aquilo para o qual Jesus nos chamou - a obediência. Como vai a sua? Certo autor disse que aquilo que mais o perturbava nas Escrituras não eram as grandes doutrinas que ele não conseguia compreender. Eram as coisas simples que ele compreendia muito bem, mas, que ainda não conseguia obedecer. Como vai a sua obediência? Tem algum pecado a se arrepender, algum perdão a conceder ou alguém com quem você deveria estar falando de Jesus?

“ E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.Mateus 28:20b

   O que é que Jesus acabou de ensinar os discípulos que deviam fazer? Outros discípulos. Ao fazer outros discípulos o que é que um seguidor de Jesus deve fazer? Ensiná-lo a guardar todas as coisas que Jesus o ensinou. Sendo assim, todo discípulo está liberado (mas, também responsável) para fazer outros discípulos. Alguns terão mais êxito que outros. Uns terão mais habilidade que outros. Mas todos devem participar ativamente no processo de ajudar os que estão ao seu alcance a conhecerem e a seguirem a Jesus. E como é que fazemos isso? Com a ajuda de Jesus que nos acompanha a cada passo, a cada etapa. Não há nada que ele nos manda fazer que ele não vai juntos. Não se esqueça disso a próxima vez que você se sentir só. Chame a Jesus, que ele está bem junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário