segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O BOM PASTOR




Texto Basico: João 10:1-18
As escolhas que Jesus fez em fazer o seu ministério era o diferencial de João Batista que era feito com o Batismo nas aguas do Rio Jordão, aqueles que se congregavam pelo o batismo do arrependimento. Jesus tinha uma pregação de Pastor, pois este indicava ser a porta de entrada no Reino de Deus. O escolhido era para levar os oprimidos para o aprisco da congregação e a salvação para os pecadores.  Jesus é amigo para aqueles que buscam. Aquele que entra pela a porta era as ovelhas do seu pasto.  Talvez seja João Batista a figura de lideres genuínos do povo de Deus (I Pe 5: 2-4), onde aqueles que iam convertendo em Cristo tanto convidados ou  como consagrados  para o reino. Desviavam dos seus maus caminhos ou da sua religião para seguir a Cristo. Veja os tipos de homens que escolhera para o seu ministério. Jesus cumpre a figura de Josué em (Numero  27:17) “  Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.” Sim, mais quem é o Bom Pastor?
O PORTEIRO QUE ABRE A PORTA PARA ELE (v.3)
Para este o porteiro abre...) Aqueles que são seus entram por ele e só se pode entrar no Rebanho por meio dele. Não somos escravos mas tornemos amigos deixamos de ser escravos e tornemos livres. Não deixemos levar por ventos de doutrina por que assim pregam são mercenários. Observe João 10:9 diz: “Eu sou a a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá e acharás pastagem” No Salmos 23 confirmará que além de Ser Pastor é a solução para a nossa vida.
AS OVELHAS RECONHECE A SUA VOZ (v. 3)
“As ovelhas ouve a sua voz...” Não há situação que clamando Jesus deixa seu resposta, no cego de Jericó quando clamou “Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim...” Um clamor com resposta advertida está em II Cronicas 7:14.... 
JESUS RECONHECE POR NOME (v.3)
Ele chama pelo o nome  as suas próprias ovelhas...” Na escolha de Mateus (Levi) ele disse “vem e segui-me...”  como outros chamou pelo o nome.
ELE AS CONDUZ PARA O APRISCO REAL (v.16)
“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” Ficou para o pastor a responsabilidade de ir  e anunciar o evangelho quem ouvir no seu coração se converte pois o Espirito Santo converte o homem de seu pecado, da justiça e do juízo.
VAI ADIANTE PARA A CRUZ (MARCOS 8:34)
 - E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Jesus por nós dando a sua vida por nos mesmo sendo  pecadores. Romanos 5:8 Ele se deu por nós morrendo e morte de Cruz

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A família de Jesus

                                         A família de Jesus

Texto: Marcos 3:31-35
Para conhecer Jesus precisamos conhecer a sua genealogia conforme a Bíblia. Ela diz que Jesus é o Unigênito do Pai e o primogênito de Maria, se diz primogênito é porque teve outros filhos porque do contrário dizia único, Em João diz UNIGENITO de Deus (João 3: 16) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Cremos que Maria engravidou por obra do Espírito Santo para o nascimento de Jesus não perdendo sua virgindade e após o nascimento de Jesus, José e Maria tiveram sua vida normal e isso é muito claro na Bíblia. Isso é confirmado em Mateus 1:25 que diz o seguinte: “E não a conheceu até que deu à luz seu filho primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus”. Vejamos o que diz em (Lucas 8:19 a 21) “Foram ter com Ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se Dele por causa da multidão. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos e querem ver-te. Mas, respondendo Ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a executam”. Não interpretar que Jesus não dava valor a sua família, pois Ele sabia que eles já eram obedientes a Deus. Sabiam a sua origem e sua convivência durante o seu crescimento, no seio da família.
Vamos entender aqui, que não existe razão para se concluir que os irmãos e irmãs eram legítimos de Jesus, pois aconteceu logo após o nascimento eles tiveram um relacionamento mutuo de um casal da época.  A Bíblia cita em (Mateus 13: 55 e 56) onde está escrito: “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama Maria sua mãe e seus irmãos Tiago, José e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs?”
Eles eram irmãos tão reais como Maria realmente era a mãe de Jesus; por outro lado, a nova relação espiritual pela fé atuante tem maior valor que qualquer parentesco humano. Por isso o crente se denomina “irmãos”.
A família de Jesus formada do Mestre e seus discípulos. “Mas, respondendo Jesus, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a executam”.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Vitória sobre a ansiedade antes de uma depressão

TEXTO: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Fl 4:4-9)

As emoções influenciam muito o modo como vivemos nossas vidas. Elas são um dom de Deus, desde que, possamos aproveitar a vida e se relacionar com os outros, mas a forma como as expressamos determina se elas são benéficas ou prejudiciais. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Fl 4:6). Ou nós as controlamos, ou elas nos controlam. Quando aconteceu houve rejeição da vida. Pois a humanidade não entendeu o que Deus mandou. A palavra diz: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Como viram a Estrela do oriente resplandecer na escuridão, isto é, a luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela". (Jo 1:4,5)

A ansiedade é a emoção mais proeminente que as pessoas estão enfrentando hoje, chega tão profunda que tem um efeito depressivo. Em uma só passagem Jesus disse: "Não andeis ansiosos" três vezes (Mateus 6:25-34). Ele explicou que é desnecessário porque o Pai dará o que precisamos. Nós simplesmente não podemos aceitar um estilo de vida de ansiedade quando Jesus é o nosso Príncipe da paz. É importante perceber que sentir-se ansioso não é um pecado, mas o Senhor não quer que vivamos em um estado constante sem medo por causa das incertezas da vida. É importante compreender o que devemos fazer com a ansiedade e quanto tempo nós deixaremos ela nos controlar.